Mudança no trânsito no bairro de Tatuapé, Zona Leste de SP, pode ser o sinal de que uma aguardada obra está finalmente sendo concluída. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou neste domingo o cruzamento das ruas Padre Adelino e David Zeiger para começar a construir as últimas alças de acesso que faltam para terminar a ponte estaiada e o Complexo Viário Padre Adelino. A Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) prevê concluir em um mês, quando o trecho será liberado.
O segurança Marcelo Ferreira, 35 anos, trabalha no cruzamento há nove anos. Ele está ansioso pelo avanço da obra, que deve descongestionar principalmente a Avenida Salim Farah Maluf. “Agora sai”, diz, confiante. O técnico metalúrgico Eugênio Sbarra, 59, não está tão otimista. “Já falaram tantas vezes que estavam concluindo e a obra sempre para”, diz. Ele mora na Vila Prudente e está ansioso para poder passar sobre a ponte estaiada e não ficar mais parado na Salim Farah Maluf, mas teme que a ponte não tenha vazão na saída para a Rua Serra de Jairé.
O complexo começou a ser construído em 2007 e teve a inauguração adiada três vezes. A Siurb informou que a obra parou por causa de disputas jurídicas de desapropriação. Afirmou também que o projeto contou com estudo para garantir dar conta do fluxo da região, mas obras adicionais podem ser feitas, se necessário. Ontem foram liberadas as alças do Viaduto Pires do Rio (sentido bairro) com a Avenida Salim Farah Maluf (sentido Vila Prudente).
Fonte: Diário de S. Paulo