Acadêmicos do Tatuapé

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé é uma escola de samba da Zona Leste da cidade de São Paulo. A escola foi criada em 1952, com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel, em 1964, com a mudança de sua sede para a Rua Antonio de Barros, passou a chamar-se Acadêmicos do Tatuapé.

Atualmente a Tatuapé está sediada na Rua Melo Peixoto, no bairro de mesmo nome.

Acadêmicos do Tatuapé

A Acadêmicos do Tatuapé contribuiu muito para a divulgação do samba em São Paulo, armando rodas de samba na Praça da Sé, sua bateria era muito respeitada e acompanhava bem os sambas que Mano Décio cifrava em sua viola que tinha quatro cordas a menos para ficar mais próxima do efeito de percussão. A escola é intitulada com a frase “O Tatu que Anda também Samba..Viva o Bairro do Tatuapé!”

Acadêmicos do Tatuapé História

A escola foi fundada em 1952 com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel. Osvaldo Vilaça, o Mala, acompanhava o tio Mano Décio da Viola, um dos fundadores do Império Serrano, todos os anos no Rio de Janeiro para ajudá-lo a armar os enredos da verde e branco de Madureira. Com ele ia junto o figurinista Álvaro Ribeiro. Em 1964 o Mala voltou para São Paulo e, depois de mudar a sede da escola para a Rua Antonio de Barros, na época a principal rua do bairro, também alterou o nome da agremiação para Acadêmicos do Tatuapé.

A escola foi então por duas vezes (1969 e 1970) terceira colocada no desfile do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo (na época Grupo I) com os enredos “Império Tropical” e a “A Cama de Gonçalo”, respectivamente. Nos anos 1980 viveu uma fase de declínio, culminando em 86 com a paralisação de suas atividades. Em 1991, já com Roberto Munhoz na presidência, a azul e branco do Tatuapé iniciou a caminhada de volta ao cenário do samba paulistano. Em 92 voltaram aos desfiles no grupo de seleção (na época vaga aberta) que marcaram o começo de uma fase de três anos de sucessivos bons resultados (1 campeonato e 2 vice-campeonatos). Em 95 voltaram a desfilar no sambódromo paulistano, já no Grupo II da UESP.

Em 2003, a escola foi a Campeã do grupo de acesso, levando 3 notas 10 (dez), em todos os quesitos, com um enredo que falava do abacaxi. Em 2004, no carnaval temático em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, a Tatuapé trouxe como seu enredo o próprio bairro, terminando em 9º ( nono ) lugar, entre 16 escolas, a frente de grandes escolas, como Camisa Verde e Branco, Leandro de Itaquera, Unidos do Peruche, Gaviões da Fiel e Vai-Vai.

Já em 2005, com enredo sobre o Pará, não repetiu o bom resultado, terminado em décimo terceiro lugar. Em 2006, usando como tema de seu carnaval o Cooperativismo, a escola teve dificuldades, inclusive financeiras, e acabou rebaixada. Já no grupo de acesso, em 2008, recebeu certo destaque na mídia por ter criado o cargo de “Rei da Bateria”.





Para o carnaval de 2009, a escola homenageou seu bairro,  terminando com a 8º colocaçãoe rebaixamento para o terceiro grupo. Em 2010, foi trazido para o time de canto Royce do Cavaco. A escola sagrou-se campeã do Grupo I da UESP com 2 pontos e meio à frente da segunda colocada, com notas foram fracionadas. Em 2012 ficou em 2º lugar do grupo de acesso de SP.

Em 2013 a escola retornou para a elite do Carnaval Paulistano, abrindo o Carnaval 2013 com uma nova homenagem a uma cantora, desta vez, Beth Carvalho. A escola terminou em 11° lugar, permanecendo na elite. No ano de 2014, abordou como tema de seu carnaval a devoção a São Jorge. Com um belo desfile, a escola foi apontada como uma das favoritas ao título, chegou a liderar a apuração até o sexto quesito, mas acabou em 6° lugar.

Em 2015, a escola trouxe o enredo “Ouro, Símbolo da Riqueza e Ambição” e garantiu sua presença no Grupo Especial em 2016, alcançando o 12º lugar, fato histórico no carnaval paulistano, pois devido ao seu grande espetáculo no desfile fez com que a agremiação permanecesse no grupo Especial mesmo com uma penalização tão grande.

No carnaval de 2016 a escola alcançou o inédito vice-campeonato, perdendo por uma diferença de três décimos (0,3) para a Império de Casa Verde. Em 2017, a escola foi campeã do grupo especial do Carnaval de São Paulo. Em 2018, a escola troca de carnavalesco chegando Wagner Santos, a saída da coreografa e a manutenção dos outros quesitos, optou por homenagear o estado do Maranhão e foi consagrada bicampeã do Carnaval paulistano.

Para 2019, a escola renovou com as principais peças do seu time que conquistou o Bi-campeonato. Para 2020, a escola renova com todos seus profissionais para o seu desfile, apresentando seu enredo no dia de São Jorge o enredo: O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… canto Atibaia do meu coração, alcançando o quarto lugar.

Vagas Acadêmicos do Tatuapé – Trabalhe Conosco

A Acadêmicos do Tatuapé disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Acadêmicos do Tatuapé

  • Entre em contato para maiores informações sobre os horários de ensaio

Endereço e Telefone Acadêmicos do Tatuapé

  • R. Melo Peixoto, 1513 – Tatuapé – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 20935117

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário