Inaugurada no dia 9 de dezembro, com curadoria da arquiteta urbanista Manoela Rufinoni, Zona Leste: um novo olhar ocupa os cômodos da histórica casa do século XVII, a Casa do Tatuapé, com painéis, mapas, fotografias, instrumentos musicais e objetos que chamam atenção aspectos materiais e imateriais da história da ocupação da zona leste de São Paulo.
A exposição está dividida em três eixos principais. Em Zona Leste: expansão e transformação urbana o visitante pode ler breves textos, fontes cartográficas e iconográficas que mostram as fases de transformação urbana da região, desde meados do século XIX até a atualidade.
Também são abordados aspectos da formação urbana e da população local, como a presença de migrantes, o universo fabril, os espaços de sociabilidade e a coexistência de arquiteturas de diversos períodos históricos. Nesse segundo espaço somos convidados a conhecer diversas imagens da paisagem cotidiana, desde representações do cenário urbano propriamente dito, até imagens de personagens anônimos em seus ofícios e fazeres, festas populares e manifestações sociais diversas.
No terceiro e último eixo, a curadoria se debruça sobre a contemporaneidade. Zona Leste hoje exibe fotografias recentes dos diferentes bairros que compõem a região. Com o intuito de envolver a população na proposta deste novo olhar e na própria elaboração da mostra, Manoela abre espaço para que o público envie fotografias de seus bairros e de seus percursos cotidianos, que serão inseridas em um vídeo atualizado constantemente ao longo da exposição.
Serviço
Zona Leste: um novo olhar
Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Local: Casa do Tatuapé
Endereço: Rua Guabiju, 49. Tatuapé
Telefone: 2296-4330
Fonte: Prefeitura de São Paulo