O Centro Social Nossa Senhora da Penha no Tatuapé – CENHA é uma entidade social de caráter filantrópico situada na região leste de São Paulo, fundado em 10/10/1965.
É de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, tendo como objetivo primordial o atendimento Pessoas com Deficiência Intelectual Carentes, como às que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem com atualmente 418 crianças atendidas.
Os educadores, preocupados com a problemática educacional e com o elevado número de crianças sem condições de serem atendidas em regime comum de escolaridade, e, além disso, desprovidas economicamente, propuseram-se a procurar recursos para atendê-las de forma filantrópica, com um atendimento qualificado. O núcleo de apoio escolar estruturou-se criando uma equipe técnica altamente qualificada, que passou exigir profissionais qualificados para orientar o corpo docente.
Posteriormente, o quadro técnico ampliou-se para oferecer atendimento clínico com terapeutas especializados com crianças deficientes. O Centro Social Nossa Senhora da Penha desenvolveu-se e tornou-se uma entidade dedicada ao atendimento de pessoas com deficiência, que apresentam dificuldades educacionais, emocionais, motoras, físicas e sensoriais, em 2012 foi destacada pela Prefeitura de São Paulo com a inserção em primeira pagina do Diário Oficial de São Paulo.
Em 2002, com a colaboração da comunidade, doações, promoções e jantares, o CENHA adquiriu um terreno adjacente de 1200 m² e iniciou a reestruturação de toda a parte física da Instituição, ampliando os locais de atendimentos com 16 novas sala de aula e tratamento, implantando a Equoterapia em local coberto e baias para os cavalos, a Hidroterapia com a construção de piscina aquecida e coberta, e um Ginásio Poliesportivo doado pela Família Yamaniski e a empresa Hiroshima com um salão superior para eventos e atividades.
Centro Social Nossa Senhora da Penha no Tatuapé História
O CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha no Tatuapé, iniciou como Externato Nossa Senhora da Penha em 22 de novembro de 1962, como uma escola particular atendendo crianças em Educação Infantil da 1ª a 4ª série.
Com a abertura de novas escolas públicas, o ensino particular sofreu forte evasão, e nesta época também surgiu a busca de um ensino mais adequado à suas necessidades.
Estas crianças, devido ao seu baixo rendimento escolar, bem como as crianças deficientes, começaram a procurar o Externato, que comprometido com esta problemática começou a atendê-las.
À partir de 1965 foi então fundado o Centro Social Nossa Senhora da Penha -CENHA, entidade filantrópica com o objetivo de atender unicamente as pessoas com deficiências. Além do corpo técnico docente foram também introduzidos os atendimentos ambulatoriais nas áreas especializadas.
Atualmente o CENHA atende 122 crianças na área escolar; no regime ambulatorial por volta de 300 nas diversas áreas de especialidades. O CENHA tem como missão o atendimento a pessoas com deficiência (atraso mental, síndromes, etc), para que possam ser inseridas nos seus contextos sociais (família, comunidade, etc).
Enfim, colocar o seu corpo técnico, o pessoal administrativo, todos os funcionários comprometidos com o desenvolvimento destes usuários para uma condição mais digna de vida, assistindo assim suas necessidades físicas e emocionais.
O trabalho do CENHA, é desenvolvido nas seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, contando com técnicos habilitados e comprometidos com esta problemática.
Cenha Tatuapé Especialidades
O Cenha oferece as seguintes especialidades:
- Equoterapia: Publico Alvo: Pessoas com problemas neuromotores, deficiências sensoriais de áudio-fono-visual, distúrbios evolutivos e/ou comportamentais ou ainda patologias ortopédicas de origem congênita ou acidental. Objetivo: Promover melhora em todos os sentidos: motor, linguagem, psicológico e cognitivo.
- Fisioterapia: O setor de fisioterapia do Cenha visa reinserção bio-psico-social das crianças. tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível devolver as crianças ao seu lugar anterior na sociedade, ou o mais perto disto mais funcional/autônomo possível. Não se pode afirmar que a reabilitação foi um sucesso se a crianças recuperada total ou parcialmente não conseguir retornar à sua função social de origem, igual ou próximo ao desempenho anterior ao acidente ou doença. Nossos fisioterapeutas trabalham em equipes multiprofissionais de saúde funcional juntamente com , terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, atendendo crianças e adultos que apresentam disfunções devido a lesões do sistema nervoso, congênita ou adquirida.
- Fonoaudiologia: O atendimento está voltado à promoção de saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos em linguagem (oral e escrita), fala, fluência, do sistema estomatognático, bem como dos aspectos envolvidos na função auditiva e suas habilidades.
- Hidroterapia: Público Alvo: pacientes com déficit motor. Objetivo: Proporcionar relaxamento e fortalecimento muscular global, auxiliando no ganho e manutenção articular. Aliviando a dor e a redução dos espasmos musculares, utilizando os princípios físicos da água e seu calor.
- Psicologia: Os jovens são atendidos em grupos, onde são trabalhados as questões que eles vivenciam no seu dia-adia bem como orientação sexual e apoio à familia.
- Psicopedagogia: Atua no conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais, isso acontece tanto no processo normal do aprendizado como na percepção de dificuldades.
- Serviço Social: O serviço social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
- Terapia Ocupacional: A Terapia Ocupacional é a ciência da área da saúde que utiliza como recurso terapêutico a atividade humana. Buscando o bem-estar nas esferas Biológicas, Psicológicas e Sociais, promovendo a prevenção, tratamento e reabilitação, visando à independência e autonomia do indivíduo.
Vagas Cenha Tatuapé – Trabalhe Conosco
A Cenha Tatuapé disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Cenha no Tatuapé
- Segunda a Sexta das 08h às 17h
Endereço e Telefone Cenha no Tatuapé
- R. Francisco Bueno, 384 – Tatuapé – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 2942-0900
Outras informações e site
- Mais informações: www.cenha.org.br