No último dia 25 de setembro, foi realizado no Espaço Cultural da Faculdade Drummond, no Tatuapé, o 1º Encontro Pivô de Profissionais Desportivos – Rumo à Copa de 2014: Recursos Tecnológicos e Responsabilidade Social. “A nossa intenção é ajudar o atleta a se desenvolver no decorrer de sua carreira. Fazemos um trabalho que envolve desde apoio psicológico até como se portar em uma seletiva”, explicou o idealizador Pio Nogueira.
Segundo Marco Antonio Mattos há muitos indicadores dos jogadores nos bairros, mas estes atletas na sua maioria não estão preparados para uma seletiva. “O que fazemos no Centro de Treinamento do José Bonifácio é dar todo o suporte que este atleta necessita”, esclareceu.
Os profissionais que assistiram a outras Copas do Mundo trouxeram da África muitas referências. “A Copa tem uma representatividade muito grande e na África percebemos que seleções como Gana e Alemanha levaram atletas mais novos, que vieram de suas categorias de base. Acredito que esse seja o caminho aqui no Brasil em 2014”, observaram.
As palestras realizadas no dia do evento foram as seguintes: Racismo e discriminação no futebol; Recursos tecnológicos, sistemas inteligentes, infraestrutura de estádios e estatuto do torcedor; A problemática da violência nos estádios de futebol; Cultura Corporal: concepção do corpo, nas práticas de formação e treinamento; Marketing Desportivo; Direito Desportivo e Mobilidade Urbana e Turismo. Palestrantes: Wilson Roberto de Mattos, Sergio Ribas, Amir Somoggi, João Zanforlin Schablatura, Valdemar de Mello e Paulo Roberto Santos.
Fonte: Gazeta do Tatuapé