O cineasta Fernando Bezerra está de volta com um novo trabalho. Desta vez, trata-se do documentário Tatuapé – Desvendando o Caminho do Tatu, um longa metragem que está sendo captado, dirigido e produzido pelo próprio tatuapeense, com o apoio da Revista do Tatuapé e da Gazeta do Tatuapé.
O objetivo é converter em linguagem audiovisual toda a história do bairro já resgatada e compilada pelos escritores e historiadores Wanderley dos Santos e Pedro Abarca, autor dos livros Tatuapé – Uma História Fascinante, e Tatuapé – Ontem e Hoje. “Com isso, teremos as informações sobre o bairro disponíveis a qualquer pessoa por meio das locadoras, além de ser um presente aos 340 anos do Tatuapé, comemorados no próximo dia 5 de setembro”, comenta o idealizador.
Em 2007, o também roteirista Fernando Bezerra colocou no mercado cinematográfico dois filmes de curta-metragem. “A Última Corrida” (um retrato do dia-a-dia de um motoboy), que foi ganhador do prêmio Euclides Sandoval, no festival de curtas metragens de Atibaia; e “Conseqüências”, que aborda as conseqüências geradas por atos impensados ou não. Em janeiro deste ano, o cineasta lançou o curta-metragem “A Lenda”, por solicitação da Secretaria de Cultura de Atibaia.
Tomadas Aéreas
Para compor o documentário, Fernando Bezerra fez tomadas aéreas do Tatuapé e da cidade de São Paulo, no dia 16 de julho. “Voamos por 1h30. Fiquei preso ao cinto de segurança e fiz as filmagens com o corpo para fora da aeronave. Foi incrível! As imagens ficaram fantásticas, o que me emocionou muito”, conta Bezerra.
Entre os pontos principais captados, estão: Praça Silvio Romero, Praça do Bom Parto, Parque Esportivo do Trabalhador (PET) e o Club Sport Corinthians Paulista. “Vamos fazer uma narrativa do Tatuapé de hoje e depois viajar pelo passado. O interessante nesse vôo é que ficou nítida a mudança que o bairro sofreu,” observa o produtor.
Junto ao trabalho, a cada dia mais acentuado, vem também as pesquisas. Uma das últimas descobertas do jovem é um filme que mostra um pouco do dia-a-dia da família Marengo, com pelo menos 40 anos.
Interessados em patrocinar o documentário Tatuapé – Desvendando o Caminho do Tatu podem entrar em contato pelos telefones 2295-4662, 9275-1659 ou pelo e-mail fbfilmes@fbfilmes.com.br. O trailler do documentário pode ser visto no endereço eletrônico www.fbfilmes.com.br/tatuape.wmv
Fonte: Revista do Tatuapé