Parque do Piqueri Tatuapé

O Parque do Piqueri Tatuapé tem uma área de 97.272 metros quadrados, nele existe uma variada flora, de pequenos arbustos até árvores de grande porte.

Como na maioria dos parques da cidade, há diversos tipos de aves. Destacam-se as espécies aquáticas silvestres, como o socó-dorminhoco, a graça-branca-grande e o martim-pescador, que beneficiam-se da grande quantidade de peixes do lago do Parque. São encontradas também aves migratórias atraídas pela oferta de alimento e abrigo.

Parque do Piqueri Tatuapé

Diversas espécies de passarinhos, como cardeiais, sabia-branco, bem-te-vis, tico-ticos, além da coruja-orelhuda, pica-pau, alma-de-gato e urubu. No lago existem peixes e répteis como por exemplo a cobra-de-duas-cabeça.

No Parque do Piqueri predominam os canteiros com espécies arbustivas e herbáceas ornamentais, bosques implantados, alamedas e gramados. São áreas reflorestadas com eucaliptos, uma belíssima alameda de sibipirunas e um bosque com árvores nativas com palmeiras, paineiras e alecrins-de-campina, e exóticas com bambus e espatódeas.

Parque do Piqueri Tatuapé História

A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque do Piqueri, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Situada junto à foz do ribeirão do Tatuapé, constituía-se de uma cada sede, pomar, granja, área para criação de diversos animais como búfalos, lhamas e veados, além de uma fábrica de queijos e uma área destinada às Indústrias Matarazzo.  Francisco Matarazzo contratou o italiano Saule Carpinelli especialmente para administrar a Chácara do Piqueri, trazendo-o da Itália.





Foram plantadas mais de 50 espécies de árvores nativas e exóticas, procurando-se observar aquelas que melhor se aclimatavam em São Paulo. Em 1954, uma parte da chácara foi vendida e o parque foi inaugurado no dia 16 de abril de 1978 pelo então prefeito Olavo Setúbal.  Na entrada principal do parque, há um gradil do portão datado de 1901, que foi transferido do Parque da Luz para o Piqueri antes de sua inauguração. O Rio Tietê beirava o limite da chácara: dentro do parque, é possível se visualizar restos do ancoradouro dos barcos onde os visitantes eram recepcionados.

O que os Viajantes dizem do Parque do Piqueri Tatuapé

  • Um dos mais belos parques na capital e, mesmo assim, ainda é desconhecido por muitos. Ele tem fácil acesso, uma ótima área verde (boa para aliviar a mente e o corpo), é muito bonito, e é ótimo para caminhada/corrida. Um verdadeiro achado.
  • O espaço oferece a oportunidade de contato com a natureza e de relaxamento. Próximo ao metrô Tatuapé. Boa área para caminhadas.
  • O parque é relativamente pequeno se comparado a Ibirapuera e outros de São Paulo mas permite uma visita descompromissada e de percurso rápido. Se você for todo final de semana já tem pessoas bacanas que você começa a ver sempre além de ser muito tranquilo numa região bem valorizada. Não há custos de entrada, contudo flanelinhas cercam o estacionamento do parque (externo) que quase sempre está cheio. Parar o carro nas redondezas é fácil. Pode entrar com animais domésticos, mas não permitem uso de bicicleta por dentro.

Horário de Funcionamento Parque do Piqueri no Tatuapé

  • Todos os Dias das 06h às 18h

Endereço e Telefone Parque do Piqueri no Tatuapé

  • R. Tuiuti, 515 – Tatuapé – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2097-2213

Mapa de localização





Deixe seu comentário